domingo, 29 de abril de 2012

Saga dos Eucaliptos

Acompanhe a saga dos Eucaliptos. Veja as fotos de um lote de peças cortadas em meia cana que serviam de piso numa passarela de mais de cem metros de comprimento numa ilha em Angra dos Reis-RJ.
O proprietário resolveu retirar todo o piso que era apoiado diretamente na areia e criar um vão no piso para combater a umidade, elevando assim o piso e substituindo o Eucalipto por réguas de Cumarú.
Foram retiradas mais de 500 peças de Eucalipto tratado cortado em meia cana que incrivelmente depois de 10 anos em uso estavam em ótimo estado de conservação. As peças têm em média 1,40 m de comprimento. Após desmontadas do piso se inicia a saga. Ficaram empilhadas na obra durante os 4 mêses em que ela durou.
Ao término da obra elas foram transportadas de barco para um terreno que servia de base em terra firme no Bracuí, também em Angra dos Reis. Após 2 mêses foram transportadas de caminhão para o Rio de Janeiro, mais exatamente para um sítio em Xerém. Mas o destino dos Eucaliptos ainda não estava totalmente traçado.
As fortes chuvas da época, Fevereiro de 2011 impediram o caminhão de entrar na propriedade e um plano B teve que ser buscado. A solução foi usar um terreno de um conhecido próximo ao sítio até que se pudesse deslocar o material novamente. Depois que o material está no chão é que é o problema: falta tempo, falta pessoal, falta caminhão e os Eucaliptos acabaram ficando 1 ano no terreno. Finalmente conseguimos relocar o material em Fevereiro de 2012, onde está agora descansando da jornada e aguardando projeto para sua reutilização merecida. Para isso ele enfrentará outra jornada até a marcenaria em Petrópolis e depois até o destino final, que podem ser diversos devido a grande quantidade de madeira. Já usinei algumas peças para estudarmos o seu futuro uso e com certeza seu destino vai ser nobre pois apesar dos anos e castigos que enfrentou, sua beleza e qualidade ainda persistem.  Com certeza muitas pessoas se surpreenderão com a história da madeira e como ela foi transformada em algo tão diferente. Esse é o objetivo do meu trabalho : conseguir refazer a história de madeiras que já foram muito usadas mas que ainda têm muito a oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário